quarta-feira, 18 de março de 2015

Novela




Qdo criança, por viver em um lar simplório (de poucos recursos), via nas novelas, uma caixinha de sonhos. Era lá onde os vilões me davam medo, e me estimulavam a evitar pessoas com conduta similar na minha realidade. Lá me apaixonava e desapaixonava pelos galãs e sonhava ser linda e amada como as mocinhas da trama. Hoje, as novelas já não fazem parte do cardápio do meu cotidiano no requisito diversão, nem mesmo passa tempo elas são. Olhando o material dessa crítica sobre as novelas da globo (http://odiagospel.com/noticia/2368/pastor-desvenda-nova-novela-da-globo--chocante), a resposta a essa mudança é mais evidente do que nunca. A realidade não precisa de reforço, a coisa já tá feia por aqui... Pra que mais obvio do q isso gente? Olhar essas tramas atuais só nos fazem ver mais e mais, os sonhos vão virando pesadelo. O que deveria vir como "parábola, como fábula com cunho criativo de moral", como historinha pra nos fazer lembrar q podemos fazer melhor... Ou mesmo o que poderia vir como escapismo da dor, virou uma faculdade de frustrações, valorização a decadência humana por força da repetição.
Essas histórias tão cruelmente direcionadoras da tendencia ao falso senso de reflexão, pois só ajudam a deprimir, ou a desacreditar nos valores morais por exemplo, vêm como um balde de água "gelada" e pior, anulam qualquer chance de agregar mágica, alegria, prazer ou puxam a realidade cruel da sociedade, manipulando o interesse de uma certa classe pela alienação geral do senso critico das emoções, tiram não só a minha vontade de ver, de esperar o desfecho tentada a olhar a última pagina do livro. Mas me alforria da ansiedade curiosa pela próxima trama. Se é pra sofrer.... Vou sofrer minha própria dor e aprender com ela! Sem falar que a maioria das noveleiras, esqueceram ou nunca tiveram a chance de aprender a apreciar um bom livro. Valos ler mais povo amado meu, vamos voltar as cafeterias sem os Smartfones, Twitter, etc ... só mesmo pra conversar com os amigos, contar as nossas histórias que nos fazem rir... vamos nos relacionar de verdade com outras pessoas .... 








A socialização com as pessoas certas é como a historinha dos pães e das idéias.

"Era uma vez dois homens que seguiam seu caminho, cada um com um pão em sua mão. ao se cruzarem em certa altura do caminhar, decidiram compartilhar metade do pão um com o outro e continuaram a jornada. Cada um seguindo seu caminho. E cada um levava exatamente um pão. Mas um dia, dois homens se cruzaram no caminho, cada um levava uma ideia. Ao compartilharem sua ideia, um com o outro, perceberam que o restante do caminho, eles não levavam mais uma, e sim duas ideias".... Vamos ler mais, conversar mais, ouvir mais, aprender mais!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger