terça-feira, 22 de outubro de 2013

A Cientologia e a fé no Cristo de Deus.

Hoje em um programa na ID canal 103, foi apresentado a história de um casal em sua trajetória dentro de uma seita que já chegou ao Brasil, e decidi escrever sobre isso.
Li sobre a seita no Brasil, seu credo, ideologia. Interessante que encontrei uma lista grande de direitos para o homem, e também vi textos que caracterizam claramente o processo de auto-ajuda, de valorização do ser e de animo para uma vida melhor à partir da força interior. Então Guida, o que lhe incomoda em tudo isso? Essas coisas não são boas?
Se nós reconhecermos que é em Deus e somente nEle que encontramos a justiça, o direito e a bondade, sim, é muito bom. Porém qdo toda e qualquer ideologia, religião ou conhecimento humano tira de Deus esse poder, essa autoridade, para atribuir ao homem isso com toda a gloria; pra mim é recriar o cenário da queda no Edem, e então, não é nada bom!
A Cientologia defende que o homem é essencialmente bom, e capaz de se salvar à partir de uma conduta disciplinar à partir da decisão de aceitar o convite e se converter a seita pra todo sempre, e isso em total e incondicional comunhão com a religião da cientologia ou seja indiscutivelmente em total sujeição.
Em nenhum texto ou estudo da seita no Brasil encontrei citações que façam referencia ao sacrifício do Messias, nem na salvação pela fé nO Cristo de Deus, O Cordeiro do Sacrifício, Yeshua Hamashia (Hebreus capítulos 8 e 9) . A palavra de Deus nos afirma que todos os homens sem Jesus estão condenados pois sua natureza carnal está separada de Deus e condenada por isso a eternidade sem Deus (Romanos 3.23 e 5.12-21), que em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12). A salvação vem pelo crer e confessar que Jesus é o Messias, que Ele morreu e venceu amorte ressucitando, que tem o poder de salvar tornando o homem filho de Deus por crer nEle (Romanos 10.9-11).

A cientologia é uma seita que tem atraído famosos, alguns até conseguiram sair, outros permanecem até hoje. Nomes conhecidos como: Tom Cruise, John Travolta, Paul Haggis, Tom Berenger, Christopher Reeve e Anne Francis, e os músicos Lou Rawls, Leonard Cohen, Sonny Bono e Gordon Lightfoot.
A cientologia se define como uma religião que prega o uso do poder da mente para driblar sofrimentos da vida moderna, como o estresse, a ansiedade, a agressividade e o pessimismo. A prática é baseada na teoria Dianética, criada pelo pelo fundador da cientologia, o escritor de ficção científica L. Ron Hubbard, em 1954. A seita acredita que o homem é um ser imortal que passa por diversas experiências até atingir a iluminação. Críticos da cientologia a definem como uma organização que vende serviços de autoajuda e livros sob a fachada de religião. 
Disciplina militar – Com declarados 15 milhões de seguidores no mundo – o número oficial é rebatido pela imprensa americana, que calcula não passar de 100 000 –, a cientologia é amparada por uma estrutura de estilo militar. Seu comando se localiza na Sea Organization, ordem que administra a seita, centraliza as decisões.
O ex-membro, Chuck Beatty, de 65 anos, conta que, ao longo de 20 anos na Sea Organization, chegou a trabalhar na empresa Author Services Inc. como assistente direto de L. Ron Hubbard, o fundador da cientologia. “Foi quando eu percebi a insanidade e a violência dos líderes e comecei a desconfiar de que a religião era uma farsa.” Sua primeira tentativa de deixar a seita foi em 1997. Na época, porém, Beatty hesitou e acabou passando mais sete anos no Projeto de Reabilitação Forçada, programa destinado a recuperar dissidentes, quando finalmente saiu, em 2004. A partir disso, ele diz ter sido seguido por detetives particulares. “Recebia ligações quase diárias de homens que diziam estar me investigando.”

Seu trabalho, hoje em dia, é apoiar pessoas que querem deixar a cientologia. Beatty até criou uma linha direta gratuita, 1800-X-Sea-Org, para receber ligações de membros em busca de conselhos. “Fazer parte da Sea Organization é um compromisso para o resto da vida, por isso, sair é algo praticamente impensável para quem está lá dentro.”
Para muitos ex-seguidores, as esquisitas regras da cientologia, assim com a atmosfera sombria da seita, são reflexo da personalidade de Hubbard, homem que é descrito como paranoico e descontrolado. “Qualquer pergunta feita sobre a cientologia é vista por seus membros como um ataque, em vez de um simples questionamento”, diz William Burke. 
A cientologia foi fundada nos Estados Unidos. em 1954 pelo escritor de ficção científica Lafayette Ron Hubbard como uma “filosofia religiosa aplicada” para “fazer o homem mais feliz através da compreensão de si mesmo como ser espiritual”. E foi reconhecida oficialmente como religião nos EUA quase 20 anos mais tarde. No entanto, é considerada seita e acusada na França e em outros países europeus –entre eles Bélgica, Alemanha e Grécia– de explorar financeiramente os membros. Em 2007, a justiça espanhola permitiu a inscrição da Cientologia no “Registro de Entidades Religiosas”.
 A procuradoria de Paris pediu por sua vez, a dissolução das duas principais organizações da cientologia na França, uma multa de dois milhões de euros para cada uma e penas de até quatro anos de prisão em liberdade condicional para seus principais líderes, em um julgamento por “fraude em quadrilha organizada“.
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/ex-seguidores-se-dizem-ameacados-pela-cientologia, http://oglobo.globo.com/cultura/os-famosos-que-ja-se-envolveram-com-cientologia-9090899#ixzz2iSG5xGIi 
 Sabemos que existem inúmeras formas de expressão religiosa a nossa volta. Importa lembrarmos que nada mais são que expressões humanas em busca de afirmação pessoal que saciem a sede que o homem tem de Deus dentro de si. Mas sermos religiosos não nos isentará da responsabilidade que temos para com a verdade e para com nosso fim. Todas as escolhas que tomamos ecoam na eternidade. Por isso não basta buscarmos uma religião que satisfaça nossos interesses emocionais, sociais e políticos. Tão pouco que venham responder nossas indagações de forma que agrade ao nosso ego e a sua sede de poder. Toda religião é falha e está fadada a levar o homem ao erro, ao fracasso moral de alguns de seus membros provocando o escândalo muitas vezes.
Cristianismo não é uma religião em essência, pois não trata do homem e deus, e sim de Deus e os homens. No Cristianismo, ao contrário de todas, absolutamente todas as religiões, é Deus que trás o homem pelo seu excelente amor pra perto dEle. É uma relação de vida e de eternidade, onde Deus é quem tem o controle e nos convida à reinar com Ele. Cristianismo é viver totalmente contrária aos nosso interesses individuais, pois busca gloria não para si mesmo e sim para O Todo Poderoso. Cristianismos, é o homen deixando de ser o centro e reconhecendo que o controle de tudo pertence a Deus. É o homem destronando seu ego, para entronizar O Rei da Gloria.
Para sua apreciação e consideração, compartilho o salmo 33
Regozijai-vos no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor.
Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas.
Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.
Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis.
Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.
Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.
Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos.
Tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo.
Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.
O Senhor desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos.
O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração.
Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.
O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.
Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra.
Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.
Não há rei que se salve com a grandeza dum exército, nem o homem valente se livra pela muita força.
O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força.
Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;
Para lhes livrar as almas da morte, e para os conservar vivos na fome.
A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.
Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome.
Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos.




bjim,
Pra Guida Moura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger